Dúvidas Frequentes

Qualquer pessoa que tenha indicação de se submeter a uma cirurgia plástica desde que em boas condições de saúde. Por isso é muito importante a realização dos exames pré-operatórios.

• Exame de Urina

• Rx de Tórax

• Mamografia ou Ultrassonografia mamária para cirurgias nas mamas.

• Ultrassonografia da parede abdominal nos casos de abdominoplastia e lipoaspiração abdominal. Este exame diagnostica hérnias da parede abdominal.

• Eletrocardiograma.

• Risco Cirúrgico: é realizado por um clínico ou cardiologista que avalia as condições clínicas do paciente.

Não. Consultório não é lugar de cirurgia. Cirurgia deve ser realizada em centro cirúrgico acompanhada de um anestesista. Isto é a recomendação do Conselho Federal de Medicina para a segurança do paciente.

Na verdade a melhor época para se realizar uma cirurgia plástica é aquela que for melhor para o paciente. Aquela que o paciente tenha mais tempo disponível para se cuidar e descansar.

A anestesia dependerá do procedimento a ser realizado. Para procedimentos de rosto utiliza-se com frequência a anestesia local com sedação endovenosa. Para procedimentos corporais a anestesia peridural com sedação endovenosa tem se mostrado bastante eficaz principalmente no que diz respeito à diminuição da dor no sítio cirúrgico no pós-operatório. A anestesia geral também é utilizada. É importante lembrar que a anestesia será determinada pela equipe anestésica mediante conversa pré-operatória.

Fotos de outras pessoas, famosas ou não, ajudam pouco, pois temos que avaliar o paciente que será operado. Criar expectativas de como irá ficar no pós-operatório é frustrar-se de antemão. Somos seres únicos e singulares e não existe como mimetizar traços de outras pessoas em um paciente. Uma conversa bem detalhada com a cirurgiã é suficiente para que se trace um plano cirúrgico em conjunto. Cabe ao médico escutar atentamente os anseios do paciente e orientar da possibilidade ou não de se obter o desejado.

As agências de plano de saúde aceitam cirurgias plásticas reparadoras pelo plano. As cirurgias estéticas não são realizadas pelo plano. Porém, os exames pré-operatórios podem ser realizados.

Não existe idade ideal para a cirurgia de rosto. O ideal é sempre cuidar da qualidade da pele para obter resultados melhores após o procedimento cirúrgico. A cirurgia de face visa promover uma aparência mais descansada sem descaracterizar o paciente. Seus traços e suas feições devem permanecer inalterados.

No caso de pacientes que estejam muito acima do peso (IMC≥30) o ideal é estabilizar o peso e depois operar. A Abdominoplastia é uma cirurgia que visa retirar o excesso de pele flácida do abdome e também reposicionar os músculos retos abdominais que porventura possam ter se afastado com a gestação.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica preconiza que em paciente saudável, sem nenhum problema de saúde, se retire no máximo 5 a 7% do peso corporal. Isto que dizer que em um paciente de 60 Kg pode-se retirar no máximo de 3 a 4,2 litros de gordura.

Não existe impedimento para a inclusão de implantes mamários antes da gestação. Eles também raramente impedem a amamentação. Deve-se sempre primar pelo bom senso. Se a paciente pretende ter filhos dentro de 1 ano a recomendação é que se espere para fazê-lo após a amamentação.

A lipoaspiração é um procedimento de retirada de gordura localizada. Na lipoescultura a gordura retirada é reutilizada para aumentar certas partes do corpo, como os glúteos, ou modelar outras partes, como sulcos na face.

Nenhuma. Lipoaspiração, Hidrolipo, “lipo-light” é tudo a mesma coisa. Uma técnica de lipoaspiração com anestesia local, feita em consultório com o paciente acordado. Na Hidrolipo ou “lipo-light” é feito uma região por dia. Isto leva a uma maior probabilidade de irregularidades na pele e como o paciente está acordado, às vezes sofrendo com dor, o procedimento muitas vezes não é realizado de forma adequada. Além disso, a Hidrolipo é arriscada por não oferecer ao paciente a segurança adequada.

É possível sim a associação de cirurgias, porém com muito bom senso. O paciente precisa estar em condições clínicas ideais e o tempo cirúrgico não deve ser muito longo. A associação de cirurgias deve ser estudada caso a caso, com uma avaliação clínica criteriosa de cada paciente.

Pode sim existir alguma alteração de sensibilidade em algumas regiões das mamas após a inclusão de implantes mamários. Na maioria das vezes existe um retorno progressivo da sensibilidade, voltando à normalidade dentro de alguns meses.

A orelha tem um crescimento acelerado até os 7 a 8 anos de idade. Portanto esta cirurgia não é recomendada antes desta idade, sob o risco de voltar a aparecer a orelha em abano.

A cirurgia de prótese de mama é uma relação conteúdo-continente. Se o continente for muito flácido é necessário ajustá-lo de acordo com o conteúdo. Uma prótese muito grande, seria necessária para corrigir uma flacidez muito intensa, o que a longo prazo levaria a uma “queda” da mama , chamada ptose. A melhor cirurgia é a mastopexia, que pode ser realizada com ou sem implantes de mama.

A cinta deverá ser usada 24 horas por dia durante 30 dias e 12 horas por dia por mais 30 dias.

A drenagem pós-operatória auxilia na eliminação de líquido que fica acumulado abaixo da pele no pós-operatório. Normalmente inicia-se a drenagem com fisioterapeuta qualificado, 7 dias após a cirurgia. A frequência das sessões, assim como a quantidade de sessões é determinada caso a caso pela cirurgiã.

A lipoaspiração não interfere na gravidez. O único cuidado que se deve ter é de manter uma alimentação balanceada para que o ganho de peso durante a gestação seja saudável. Assim, o resultado da lipoaspiração não será perdido.

A Dra. Cristiane Todeschini não oclui os olhos no pós-operatório. Entretanto compressas geladas são recomendadas várias vezes ao dia, por alguns minutos no intuito de reduzir o edema (inchaço) ao redor dos olhos no pós- operatório.

Não. Após a cesariana a pele do abdome sofre um certo grau de retração, que deve ser esperado antes de submeter a paciente a uma abdominoplastia. Além disso, a musculatura abdominal também precisa de um tempo para retornar à sua posição. Em algumas pacientes a musculatura retorna à posição de origem não necessitando serem costuradas na abdominoplastia.

A cirurgia de abdominoplastia não visa o emagrecimento e sim o remanejamento das estruturas abdominais superficiais retomando as proporções do corpo do paciente. É claro que haverá uma certa redução do peso corporal, e isto dependerá do volume abdominal do paciente.

Os homens costumam a procurar mais pela lipoaspiração, a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) e pela cirurgia de face.

Existe uma diferença entre o que o paciente deseja e o que é cirurgicamente viável. O que você deseja será avaliado criteriosamente e junto com a cirurgiã encontrarão um caminho. Os anos de estudo e dedicação em cirurgia plástica permitem que a Dra. Cristiane Todeschini avalie cada caso individualmente e proponha ao paciente o tratamento mais adequado para seu caso.

Cirurgia de qualquer natureza envolve risco. Porém com os avanços da medicina, da tecnologia e dos agentes anestésicos é possível diminuir drasticamente este risco. Além disso, é importante uma avaliação clínica pré-operatória e o paciente deve ser orientado a não omitir nada de seu cirurgião, como alergias e medicamentos que faz uso.

Open chat
Fale pelo WhatsApp!