Ginecomastia

O termo ginecomastia vem do grego e significa “mama feminina”. Este termo é utilizado para dar nome ao crescimento benigno de tecido mamário em homens. São pacientes do sexo masculino que possuem a região peitoral com aspecto de mamas femininas. Esta condição pode ou não estar associada ao acúmulo de gordura na região. A ginecomastia é mais comum no período da adolescência (14 a 15 anos), porém, 75% dos casos regridem (desaparecem) espontaneamente, sem precisar de nenhum tratamento em 3 anos. Por isso é recomendável aguardar este período.

Em pacientes com somente acúmulo de gordura na região peitoral, a lipoaspiração é muito eficaz e produz excelentes resultados. Em pacientes com o aumento mamário devido ao aumento glandular a retirada dessa glândula é feita com um corte periareolar, envolvendo a metade inferior da aréola e a partir deste é feita a retirada da glândula.

Segundo a Dra. Cristiane Todeschini esta alteração pode provocar grandes prejuízos psicológicos e levar o adolescente a ter mudanças de comportamento por se sentir “diferente”. É importante leva-lo para ser examinado e ouvir do médico qual a melhor conduta para seu caso.

O paciente permanece internado por 24 horas com uma faixa compressiva ao redor do peitoral. O resultado desta cirurgia é visível quase que imediatamente, na retirada do primeiro curativo e neste momento já é possível observar o contentamento do paciente com sua nova forma e a recuperação da autoestima antes perdida.

Open chat
Fale pelo WhatsApp!