Mastoplastia Redutora

A mastoplastia redutora (redução das mamas) é um procedimento cirúrgico que visa a diminuição do volume das mamas. É indicada para pacientes com mamas excessivamente grandes ou para aquelas que possuam assimetria (diferença) entre as mamas. Pacientes acimas dos 18 anos podem realizar esta cirurgia, pois as mamas já estão completamente formadas. Antes desta idade corre-se o risco da mama voltar a crescer ou a cair sob influência hormonal. As mamas são unidades estéticas independentes e pequenas diferenças entre elas são aceitáveis. Elas também podem se comportar de maneira diferente no pós-operatório. Uma mama pode doer mais que a outra ou inchar mais que a outra. Faz parte do processo de cicatrização.

A Dra. Cristiane Todeschini é muito criteriosa quanto à avaliação das mamas no pré-operatório. É muito importante diagnosticar a presença de um nódulo ou cisto mamário antes da cirurgia. Por isso a todas as pacientes é solicitado ultrassonografia das mamas ou mamografia digital, dependendo da idade da paciente. No caso da presença de nódulos ou cistos a opinião de um mastologista é mandatória, até porque estas lesões podem ser retiradas durante o ato cirúrgico estético. “A estética das mamas é o nosso objetivo, mas não podemos esquecer que a saúde está sempre em primeiro lugar”, diz a Dra. Cristiane Todeschini.

As cicatrizes são ao redor das aréolas e uma derivação inferior e “T” invertido, que possibilita a mama a ganhar uma forma mais harmoniosa. As cicatrizes podem ficar avermelhadas no pós-operatório por um período que pode variar de 6 meses a um ano. Após este período, na maioria das pacientes, estas se tornam muito discretas.

A internação de 24 horas é indicada para pacientes que serão submetidas à mastoplastia redutora. Nestas 24 horas a paciente fica sob cuidados de uma enfermeira da equipe da Dra. Cristiane Todeschini pois esta acredita que quanto menos a paciente movimentar os braços no pós-operatório imediato, menores os riscos de complicações.

Open chat
Fale pelo WhatsApp!