Otoplastia
(Cirurgia de Orelha de abano)

A orelha em abano é uma desordem genética observada nas crianças desde a tenra idade. É uma deformidade das estruturas que formam o arcabouço estrutural da orelha e que pode ser fator de limitação social da criança em seu meio. Muitas vezes são os pais os mais incomodados com as alterações das orelhas dos filhos. A idade mínima para esta cirurgia é de 8 anos, idade em que há uma desaceleração do crescimento da orelha. É muito importante que os pais questionem se a criança quer ser submetida a esta cirurgia. A otoplastia é uma cirurgia eletiva (não emergencial), com a finalidade unicamente estética.

O objetivo da otoplastia é remodelar a orelha, através do desgaste em pontos específicos da cartilagem, associado a pontos para fixar a orelha na posição desejada. O paciente permanecerá com uma faixa contensora (faixa de bailarina ou tenista) nas orelhas por um período de 15 dias. A internação em ambiente hospitalar deve ser feita por um período de 12 a 24 horas.

Outra cirurgia muito procurada na região das orelhas é o fechamento do buraco do brinco. Às vezes o orifício no lóbulo encontra-se alargado ou até mesmo rasgado. A Dra. Cristiane Todeschini costuma a fechar esses orifícios e fazer um novo 30 dias depois em outro local. Não se pode fazer o novo orifício em cima da cicatriz anterior.

Open chat
Fale pelo WhatsApp!